04/02/2013

Proveitos velhos e custos novos

Felizmente, abracei um mini projecto que me ocupou de forma permanente e muito intensa durante os 2 meses que passaram...
 
Assim sendo, a horta ficou claramente noutros planos, que apenas vinha de semana a semana visitar, e de forma muito rápida, regar, ou plantar qualquer coisita. Ah, e claro colher o possível.



Agora que esse projecto amainou, retomo a horta regularmente, mesmo a tempo do inicio das sementeiras primaveris.


Por incrível que pareça consegui amealhar algum com a horta, vendi cerca de 10 kg de batata, 4 kg de couve, 400g de alhos, 3 kg de cebolas, salsa e louro. Troquei por cerca de 18 euros em refeições, nada mau!! Estes Proveitos referem-se essencialmente ao ano anterior, com a excepção da couve. Assim sendo, apenas entrarão nas contas os proveitos das couves (3,00 euros).

   



Para além de tentar iniciar uma nova plantação de morangos (a chuva limita a trabalhabilidade da terra), o projecto horta está a evoluir:

estende-se agora para o jardim, isto é, vou estender a horta para o jardim, plantando no jardim imensas aromáticas na zona inclinada do terreno.


Há que plantar rosmaninhos (consigo aqui dos pinhais da zona), Mariolidas que encomendei no Cantinho das Aromáticas, Alecrins, giestas e outras...




 Pretendo assim atrair insectos auxiliares para juntinho da horta!


As desgraças dos custos estão em parte retratados nas fotos:


Com o início das plantações é sempre a mesma tormenta, fazer o investimento e não saber bem se vai correr bem... Mas a horta é mesmo assim..


 Alhos, tomate, pepino, ervilhas, sementes, sementes-... morangos, tela, batatas...
Nem quero ver bem o total, mas tem de ser mesmo!




1. Proveitos (euros)
  • Alface, Grelos de nabo, Couve: 1,10+ 2,53+3,00
              Total Proveitos: 6,63 euros.


2.Custos (euros):
  • Alhos, ervilhas, sementes variadas(pepino, tomate, salsa,  pimento), trigo: 3, 89+2,45 +2,50 =8,84
  • Morangueiros( 160 pés + tela): 54,00
  • Batata para semente (10 kg Bela Rosa e 10 kg Agria): 21,00
  • Biofertil (6 sacos): 36,00 
  • Framboesas (branca e preta): 11,55
Total Custos: 131,39 euros (ai, ai).

1 comentário:

  1. Olá, bem sei de que falas... Inicia-se agora uma época de grandes gastos! Aqui no riacho da joaninha a conta já vai alta e ainda mal comecei! Parabéns pelo blog, muito interessante.

    ResponderEliminar