A minha foto
Centro, Portugal

13/06/2011

Batatas

Na passada semana estivemos de férias...
Aproveitámos uns dias do "descanso laboral" para fazer algumas colheitas, sendo que as batatas foram as mais trabalhosas (mas espero ter durante todo o ano).

 Foi este o resultado da plantação de 25 kg de batata variedade Knebec (casca branca, 18,50 euros a saca de semente), e de 25 kg de batata variedade Laura (de casca vermelha, 21,50 euros a saca de semente).
Em termos de produção, ficou aquém das minhas expectativas, a Knebec, tinha poucas e não muito grandes, aparecendo, de onde em onde, podres. A "Laura" tinha mais produção mas também de calibre pequeno.
Estou em crer que o facto de ter chovido pouco tempo depois da plantação, em associação ao solo argiloso, não as "deixou" crescer.

Tendo em conta que me situo numa zona ondea incidência da traça da batata tem elevada incidência, tive que as arrancar antes que o ataque na "terra" daquele insecto fosse devastador. Ora como não tinham ainda os 3 meses, o aspecto delas fica assim tipo "esfoladas". Ainda assim, prefiro arriscar do que ter o sotão cheio de batatas com traça (que deixa um sabor horrivel na batata). Para além desta praga, foram também atacadas pontualmente pelo "alfinete". É um lagarto fininho que fura as batatas, mas que felizmente não lhe passa nenhum sabor.



A pesagem da colheita aponta para os 450 kg de batatas.







Já no sotão, instalei um aparelhómetro que servirá (espero eu) para atrair as ditas traças. Ficará ligado por fases (com recurso a temporizador). Não vá alguma traça vir nas batatas já da terra, e espalhar para as restantes... O consumo 3W, irei contar com mais este gasto nos custos. Espero é que resulte.



Outros custos associados à produção é o adubo. Ainda não me consegui "desligar" da aplicação
"tradicional" do adubo 10-10-10. Ainda que em doses mais moderadas que o que é usual por aqui.
Supostamente para cada saco de 25 kg de batata semente é utilizados 50 kg de abubo. Eu utilizei 50 kg  adubo para 50 kg de batata, ainda que tenha comprado 75 kg, os restantes 25 foram distribuídos nas árvores de fruto não limitrofes com as batatas.
Como a terra estava desamanhada, levou ainda 3 sacos de Siro Agro 2 (estrume de cavalo) e cerca de 6 sacos de Biofertil (já contabilizados anteriormente).

Ui, ui, tantos custos...

1.Custos (euros)
  • Batata Semente: 40,00
  • Adubo 10-10-10: 20,65
  • Siro Agro 2: 11,55
            Total Custos: 72,00

2. Proveitos (euros)
Total Proveitos: 220,50

Sem comentários:

Enviar um comentário