A minha foto
Centro, Portugal

11/02/2013

Chuva, até já!

Sábado com sol!

E como rendeu! Plantámos morangueiros, cebolo e algumas aromáticas. A terra ainda estava pesada... mas foi um dia bem passado.
De manhã cedinho, estava muito frio...deu-se prioridade às limpezas domésticas... e depois logo depois do almoço, liberdade para sentar, rebolar na terra... uma maravilha... 
Já a contar com as previsões de chuva, nem sequer reguei nada.


O cebolo comprei a "meias" com a manita: um molho 5,00 euros, eu plantei cerca de 160 pés, ela 120: um cento muito bem "aviado".

Domingo de chuva: maravilha!
Bem sei que é chato para quem gosta do Carnaval, quem tem investimentos a contar com tempo de sol, é um prejuízo! Admito que não me faria diferença chover domingo ou 4.ª: paciência!
Que calhou bem para as plantações, calhou!
Assim, passou-se praticamente ao "borralho", descansou-se o corpo, do ginásio de ontem (horta). Fez-se uma bela sopa de feijão; ah e couve para a sopa? Vou visitar a "horta" num instante...

A "molha" foi de graça, mas trouxe logo no regaço uma mão cheia de couves e uma cabecita de nabo. 

Acende-se o fogão de lenha, biscoitos no forno, sopa, guisado para o arroz de feijão, esperregado de grelos (arranjados pela mãe- obrigada), a acompanhar um entrecosto grelhado para sobremesa um bocadinho de leite creme, queimando o acúcar com a pá do fogão, está a ementa feita para todo o dia!  

Na terça feira haverá mais plantações!


1. Proveitos (euros)
  • Couve Lombarda: 0,640kg x 0,78eu/kg (Jumbo online)=0,50
  • Couve Coração:  0,250kg x 0,78eu/kg (Jumbo online)= 0,20
  • Couve "galega":   0,100kg x1,00eu/kg (Jumbo online)= 0,10
  • Cabeça de Nabo:  0,218kg x1,29eu/kg (Jumbo online)= 0,28

  • Total Proveitos: 1,08


2. Custos (euros):
  • Cebolo "meio molho": 2,50
  • Morangos "2 molhos de diamante" : 7,00

         Total Custos: 9,50 




Sem comentários:

Enviar um comentário