A minha foto
Centro, Portugal

30/05/2011

Cebolas

Só descanso quando o sotão estiver cheio com as batatas e cebolas.



Estas já vão secar para depois, ou embraçar, ou apenas colocar em caixas (consoante o tempo disponível).


Pesei uma das cebolas maiores sem rama e dava 450 gr! É bom! Não era a maior, mas como já estava a "melar-se" nem foi para a secagem da rama. Acompanhou uma salada de pepino, daqueles sem bactérias estranhas.






Estas foram plantadas em final de fevereiro, vão ser as primeiras a gastar. As que ainda estão a crescer, servirão para abastecimento mais tardio.

Geralmente, não as deixo secar totalmente na terra porque começam a ser atacadas por fungos na raíz.
Quando a rama começa a tombar, toca a arrancar. Deixo-as secar à sombra, e só depois as guardo.
Apesar de ter lido em contrário, eu planto a cebola com muito fertilizante/estrume, o meu avô Q. dizia que a cebola é "lambareira", e se ele tinha boas cebolas! Além disso dizia também que "as cebolas gostam de ver o dono ir para casa", portanto, não deve ser plantado com a "cabeça" enterrada mas só as raízes.
Até ver tenho tido boas produções. Este ano não vai ser excepção. Tenho cebola nova desde março a agosto, fazendo plantações faseadas de outubro a abril.

Estas cebolas que arranquei foram 2 centos que troquei na feira por 5,00 euros. Tinham muitos "cebolões" (quando puxam à flor), o que para mim é desvantagem porque essa cebola não pode ser guardada, apodrecendo mais depressa.
Este ano vou preferir semear o meu próprio cebolo, que para além de ficar muito mais barato ( 1,00 euro de semente dá uns 8 a 9 centos dele), não tenho esses ditos "cebolões".
Depois de pesados registei 39,00 kg de cebolas, o que vou tirar 4,00 kg para a rama.

Contas deste fim de semana:

1.Custos (euros)
  • Cebolo (2 Centos): 5,00
Total Custos: 5,00

2. Proveitos (euros)
Total Proveitos: 25,10

2 comentários:

  1. Que ricas contas, estão bem feitas??
    Eu comprei cebolo a 4E o cento, já plantei 3 centos + dois meios centos em alturas diferentes, mas também já não compro cebolas desde Março, se tudo correr bem não volto a comprar, também já estou a providenciar a semente para o ano.
    Obrigada pela sua visita volte sempre.
    eugénia

    ResponderEliminar
  2. Apenas me dedico a cultivar para consumo próprio, mas como tenho um espaço com cerca de mil metros quadrados, planto muitas cebolas, cerca de 4 mil pés de cebolo. Não uso adubos, apenas estrume de cavalo em granulado. no ano passado guardei 40 cebolas para tirar sementes, imaginem 40 cebolas 35Kg.

    ResponderEliminar