A minha foto
Centro, Portugal

11/05/2011

Primeira fruta do "ano": cerejas

Começou a apanha da fruta! Adoro esta época!
Haverá cultura mais rentável que a fruta? E o sabor? Incomparável!
Vamos lá ver: compra-se uma árvore por 4,00  euros, basta dar meia-carga um ano, já está paga! Isto quando não se enxerta alguma árvore nascediça das qualidades que mais gostamos, fica praticamente de graça a "fábrica da fruta". Para quem não tem espaço/terra, existem várias soluções "anãs": macieiras, pessegueiros, limoeiros....
Sim... há o tempo. As curas são poucas ou nenhumas(pelo menos aqui), apenas quando a marceração de alho e piripiri não afasta o maltito piolho. Como é para consumo da casa, não tratamos contra o pedrado, contra a mosca, contra ...., contra.... contra nós, digo eu... Também os fertilizantes são os que usamos na horta, portanto cultiva-se por baixo dela, vai para a árvore e para a horta!

Estas foram as que conseguiram resistir ao apanhador e suas ajudantas...







Ao todo tenho 9 cerejeiras. 2 vieram do Norte, as outras foram compradas. Tentei comprar sempre das variedades mais precoces (maio e junho), para que não tivesse que intervir contra a malfadada mosca-da-fruta.
Pena é que apenas tenho 2 em idade de frutificar. Aqui nesta zona só ao fim de alguns anos (nesta cerejeira em especial tem cerca de 10/11) é que dá uma colheita de 2 a 3 kg. Sei que nem em todas as zonas é assim... De onde vieram as cerejeiras oferecidas, disseram-me que logo no segundo ano de plantação já há fruto, mas em compensação os pessegueiros lá demoram anos a dar a prova e aqui não! Climas!

Contas:

1. Proveitos (euros) 
                                                           Total Proveitos: 7,28

1 comentário:

  1. Eu ando interessada em trabalhar na apanha da fruta, não sabe onde posso me inscrever ou algo do género? Não conheço ninguém com plantações, então fica difícil. Obrigado

    ResponderEliminar