A minha foto
Centro, Portugal

22/10/2012

Ela vêm aí...

 É urgente "pintar" de calda bordalesa todas as "citrinas", por enquanto ainda estão assim...
 


 Ontem ao almoço confirmei com o meu pai se já tinha "azulado" as dele: "Ainda não, mas está na altura. Este ano vou fazer derreter o sulfato e passo também nas tuas!"- Pronto, está resolvido. Nas minhas 10 árvores uns 2 L chegam... por isso também não é assim uma conta tão significativa que consiga contabilizar.
Ainda há joaninhas! Acho que a calda bordalesa não lhes faz mal.
E enquanto que algumas já estão quase despidas, outras ainda têm a folha bem verde (mais perto uma cerejeira e lá em baixo ameixoeiras, cerejeiras, pereiras, pessegueiros).
As batatas lá têm resistido:

 O cebolo está mais arrebitado, levou ontem com um "banho" de cinzas da caldeira.

 Ainda há pimentos, sinal que a geada ainda não chegou, mas certamente não tardará muito.

Na estufa os feijões pedem esteio (ou estaca, como quiserem) e eu faço-lhe a vontade. Desta vez, os girassois estão mais atrasados.

 Na passada primavera tive um girassol "mágico": carregado de feijão. Quando já estava quase no topo da estufa semeei junto ao pé feijão de trepar. Uma associação vantajosa.





10/10/2012

De Quinta a Quarta!

Apesar da quantidade de chuva ter sido ainda muito pouca, nesta semana já fez muita diferença!
Aqui até já nascem mais batatas que pensava eu teriam sido comidas pelos ratos. Se a geada não me desalentar, vamos mesmo ter batata nova pelo Natal.

O cebolo ainda a pedir chuva...



As couvitas acabadas de sachar, o empalhamento e sachar são coisas que não combinam... ou então é mesmo falta de habilidade minha!


Os pequenos nabos a ansiar a chuva! Acho que o S. Pedro lhes
vai fazer a vontade!!!

 Frezar com os restos das culturas anteriores costuma dar bons resultados: neste caso, rabanetes.

 Na estufa, as alfaces não estão nada mal!

 e o alfobre também já se notam as primeiras plantinhas.

 Como a terra foi mexida com os restos do que estava cá, nascem também cá no meio feijões, pepinos e girassois, vamos ver até quando é que aguentam!

Vou ter que sachar já com as plantas grandinhas, não vá eu arrancar o que não devo!!

08/10/2012

Já crescem!

Em passeio pela horta já vemos crescer as batatas que semeei para experiência de batata nova no Natal, se a geada não fizer das suas pode ser que tenha sorte! Como tardavam em nascer lancei umas sementitas de nabo, e lá se vêm na vizinhança das batateiras


Aqui o cebolo já pede uma chuvita, tenho regado com a água dos depósitos, mas com temperaturas perto dos 30º , não há rega que lhe valha!

 As couves também se ressentem da falta de chuva e temperaturas altas. Mas até têm resistido mais ou menos, se a previsão se confirmar (de chuva para amanhã à noite) vou  ter de as sachar quanto antes.



 Os nabos já nascem... aguardam a rega automática.

Na estufa já tenho algumas alfaces, e um canteirito (alfobre) onde semeei alface, espinafre, salsa e cebolo (o branco que se vê na terra é calcário).


 Ainda que haja esta ajuda matinal (fica nevoeiro até às 11h+-), por estes lados pede-se chuvinha.


04/10/2012

Ai lua velha, lua velha....

Numa visita à "Cooperativa" cá do sítio para comprar sacos de vindima para colocar o cadraço (bagos e engaços das uvas prensadas  para fazer bagaço ou aguardente), quando vejo uma série de sementes muuuuiiito mais baratas que as que tinha comprado, cerca de 0,50 euros por pacote! Pronto lá veio um pacotinho, a lua velha tem destas coisas!! :)

É evidente que não são todas a este preço (0,25 euros) os nabos, nabiças e afins que agora toda a gente procura para semear agora estão mais caros (0,80 euros), de qualquer das formas, antes de comprar sementes no LIDL (onde até agora eram mais baratas) prefiro destas, porque sempre "são nossas". 
Não que tenha grande queixa da germinação das sementes do LIDL, mas parece-me que desta marca se desenvolvem melhor, e preço por preço, prefiro estas.



1.Custos (euros):
  • Sementes de alface de inverno : 0,25
Total Custos: 0,25 euros.

02/10/2012

Sobremesa ainda especial

Mesmo com o frio a bater à porta, conseguimos apanhar e levar para um jantar de família esta bela taça de morangos (com cerca de 2 Kg). Foi a delicia da pequenada!
Nada mau!

01/10/2012

Contas de setembro

Por muito que custe, realismo acima de tudo!

Saldo Setembro 2012

Total de Custos:30,15 euros

Saldo Parcial do ano (setembro 2012 a agosto 2013): -30,15 euros


Conta Corrente: -30,15 euros

Mais plantações!


 Já crescem na horta todas estas plantinhas: alfaces, cebolas e couves!



Para ajudar a controlar a movimentação subterrânea comprei estas armadilhas (foto abaixo) para toupeiras que também já estão enterradas para perderem o cheiro a novo! Lá para a próxima semana quero ver se apanho uma ou outra toupeira que fazem questão de dar cabo das couves já plantadas.



Muitos custos? Vamos ver:

1.Custos (euros):
  • Plantas em couvete a 0,05 euros/ cada: 23 alfaces, 34 couves, 35 cebolos : 4,50 (descontinho especial)
  • Tubos armadilhas de toupeira (tem sempre que ser em par): 2,70
Total Custos: 7,20 euros.